Políticos preparem-se: vem aí o Full Fact, software que fará a checagem de dados apresentados por políticos. É mais uma ferramenta que vem se somar à onda de checagem de fatos e de notícias, no esforço global de empresas de mídia e conglomerados de comunicação para combater notícias falsas.

O programa está previsto para ser lançado em outubro e os primeiros testes serão feitos no Reino Unido. O Full Fact deverá ser capaz de analisar declarações de forma automática, checando as informações em bancos de dados.

Em demonstração feita ao jornal britânico “Guardian”, o programa foi capaz de escanear declarações no momento em que tinham sido feitas e fornecer um veredito sobre a veracidade. “É como tentar construir um sistema imunológico”, afirmou o gerente do Full Fact.  Na primeira versão do programa, está previsto o escaneamento de legendas de programas jornalísticos ao vivo, transmissões e registros do parlamento e artigos publicados por jornais. O Full Fact pode rastrear milhões de palavras, frase por frase, até identificar afirmações que estão em seu banco de dados.

[+] Entenda mais aqui