Campanha #SomosTodosJuízes

Cenário

  • Momento de extrema polarização, escândalos de corrupção e um possível impeachment;
  • A capital do País impactada pelos desdobramentos de investigações, com duros embates sob projetos de interesse do Poder Judiciário e magistratura;
  • Tal cenário impunha à AMB algo muito além do que somente uma campanha institucional que pudesse defender as bandeiras de seus associados;
  • Era necessária uma ação que pudesse, também, trazer o apoio da sociedade aos magistrados.

Desafios

  • Uma campanha que pudesse promover a valorização da carreira da magistratura, interna e externamente;
  • Levar ao conhecimento da sociedade a importância da atuação dos juízes;
  • Mostrar os desafios de julgar e o peso de cada decisão;
  • Promover uma reflexão sobre o trabalho realizado pelos magistrados de norte a sul do País.

A Campanha

“O brasileiro necessita mais do que nunca de um referencial, de exemplos de atuação ética, de isenção, de honestidade, que coloquem acima de tudo o bem da Nação. A postura, os instrumentos e a vocação para ser esse referencial que o País tanto precisa os magistrados já possuem. É preciso enaltecer o orgulho dos próprios juízes sobre sua carreira e fortalecer o elo entre a magistratura e a sociedade.”

1º Fase

    • Vídeo institucional com depoimento de crianças narrando suas experiências sobre a dificuldade de tomar decisões e os desafios em fazer escolhas;
    • Uma linguagem emotiva, sob a ótica do universo infantil;
    • Levar à sociedade a reflexão sobre o desafio de decidir e o peso de fazer escolhas que
      podem impactar na vida de todos.

2º Fase

    • A Série Diálogos marcou a segunda fase da campanha a partir de “histórias reais”;
    • A partir de conversas informais, cada vídeo contou com a participação de um juiz e um
      profissional de outra área, sem ensaio ou roteiro, onde um bate-papo trazia para o debate
      os desafios de suas profissões.

3º Fase

  • Influenciadores digitais e personalidades da música, do esporte, entretenimento e cultura
    – chancelam a campanha #SomosTodosJuízes;
  • Apoio institucional e adesão sem pagamento de cachê;
  • Depoimento de importantes figuras públicas e formadoras de opinião, como forma de referendar a importância e o conceito da campanha;

Relações Públicas | Influenciadores

Ana Maria Braga, Marcos Frota e Ivete Sangalo aderem à campanha #SomosTodosJuízes

Parcerias Institucionais

  • Grupo Globo, Grupo Bandeirantes, Rede Record, Instituto Innovare, Agência Radioweb, Congresso em Foco e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) tornaram-se apoiadores imediatos da campanha da AMB;
  • A TV Globo resultou na inserção nacional do vídeo da 1a fase da campanha #SomosTodosJuízes, com veiculação em todo o País, em horário nobre;
  • Investimento estimado em cerca de R$ 2 milhões em publicidade paga para atingir o retorno de imagem e o resultado de público que foi impactado durante as inserções.

Resultados de Imprensa

  • Mais de 100 inserções de mídia espontânea na imprensa nacional e local;
  • Entre os impressos, onlines e TVs, a #SomosTodosJuízes foi destaque em veículos como:
  • Agência Estado, Estadão, Correio Braziliense, Rede Record e Jornal da Band

Resultados Redes Sociais

  • No primeiro mês de campanha, a página teve mais de 1.500 novos curtidores, um número alto em comparação à média mensal da página da AMB, já consolidada junto a seus associados e interessados em assuntos da magistratura.
  • Os vídeos da campanha tiveram mais de 300 mil visualizações orgânicas;
  •  115 posts
  • 27.494 curtidas
  • 5.691 compartilhamentos
  • 722.250 pessoas alcançadas

Ações de Endomarketing

  • Elaboração de presskit e entrega às associações;
  • Todas as peças da campanha foram customizadas com a logomarca de cada uma das
    associações, como forma de motivar a divulgação nos estados;
  • Elaboração de tutorial com um passo-a-passo da campanha, orientações, mensagens-chaves e recomendações para produção das peças; todo o material também foi disponibilizado no hotsite;
  • 23 associações regionais divulgaram a campanha nos seus canais de comunicação.

RádioWeb

  • 16 conteúdos em áudio; sendo 14 reportagens e dois spots institucionais;
  • Os conteúdos obtiveram cerca de 5 mil aproveitamentos, com mídia espontânea em 900 emissoras de rádio afiliadas de todo o Brasil com distribuição nacional;
  • Alcance em 25 estados e no Distrito Federal e também em outros países: Estados Unidos, Portugal e Paraguai;
  • O potencial de audiência chegou a mais de 100 milhões de ouvintes.