A renúncia da primeira-ministra britânica Thereza May é uma oportunidade para reflexão e aprendizado com a crise do Brexit e seus reflexos na Europa e no mundo.

Analistas politicos ingleses que acompanham as negociações para a saída da Inglaterra da União Europeia avaliam que Thereza May cometeu erros na comunicação. “Brexit significa Brexit” afirmou a primeira-ministra ao assumir o cargo. Mas não soube comunicar a sua estratégia para cumprir a promessa.

O desafio político do Brexit seria enorme e complexo para qualquer líder, mas ao não adotar uma estratégia de comunicação eficiente, Thereza May tornou a tarefa imensamente difícil para si mesma, afirmam comentaristas do Financial Times.

Os objetivos da primeira-ministra britânica eram realizar o Brexit, conseguir um acordo com os líderes da União Européia e, ao mesmo tempo, manter o partido conservador unido. Não conseguiu cumprir a tarefa, sinalizando que os slogans adotados ao longo do mandato ficaram na retórica.

A política é a arte de buscar consenso. May deixa o cargo avisando seu sucessor que para ter êxito no Brexit será preciso obter consenso no Parlamento. “O que não consegui, infelizmente”, reconheceu.

Os desdobramentos e próximos passos em torno da crise política do Brexit ainda não estão claros. Mas uma das lições desse episódio é que a comunicação ocupa papel crucial em qualquer estratégia de líderes que queiram ser bem sucedidos. A boa gestão de comunicação é imperativa para tarefas complexas e o preparo de porta-vozes e líderes deve ser constante.

No contexto de comunicação digital e de hiperconectividade em que vivemos, a imagem do choro de Thereza May ao anunciar sua despedida marca a síntese de uma gestão de erros como estrategista política, como a convocação de eleições gerais em 2017. O político experiente tem que saber avaliar o timing exato para adotar ajustes de rumo. E estar preparado para comunicar sua estratégia de forma eficiente para conseguir os consensos e apoios necessários para seguir em frente.

 

Miriam Moura, Diretora de Treinamento e Conteúdo

Pin It on Pinterest

Share This