Confira o lindo artigo sobre o Dia das Mães elaborado pela nossa Diretora de Operações, Liliane Pinheiro, e nossa consultora de comunicação, Giovanna Faria.

Apesar do exercício da maternidade ser tarefa diária, é impossível não fazer um balanço – neste dia das mães – de tudo o que conquistamos e dos desafios que enfrentamos ao assumir o papel da maternidade, em paralelo com as atividades profissionais. Nossa mensagem para as mulheres que decidiram seguir esse caminho pode não ser totalmente romântica ou alentadora, mas garantimos que é possível viver intensamente a sensação de cuidar de um ser humano e prepará-lo para a vida adulta, sentindo-se ao mesmo tempo realizada por exercer a profissão escolhida.

Atuando na área de comunicação há mais de 15 anos, convivendo sobretudo com mulheres, cada vez mais nos deparamos com experiências instigantes por parte de colegas nos mais diversos escalões. Nos intervalos de compromissos, nas salas de esperas de escritórios de clientes ou durante vôos que permitem uma conversa um pouco mais longa, ouvimos relatos impressionantes de como estas mulheres fazem para conciliar as responsabilidades de trabalho – de um mercado cada vez mais exigente – com o cumprimento da tarefa de educar filhos em uma sociedade complexa, onde valores morais e relacionamentos interpessoais são facilmente sobrepostos pelo consumo exagerado que pode levar pais e filhos ao sentimento de vazio e frustração.

No ambiente do Grupo In Press, líder em comunicação corporativa no setor privado, em que a maioria do board é de mulheres poderosas, igualmente nos surpreende a diversidade das formas de amar os filhos e de exercer a maternidade. É um ambiente de identificação, em que as mães se observam e trocam diariamente. Nos encanta cada relato e todas levam uma história de amor incondicional pelo trabalho e pela maternidade. Isso reflete na capacidade dessas mulheres que – por escolha ou circunstâncias da vida – são mães de seus pais, irmãos, familiares, amigos e colegas de trabalho – zelando incondicionalmente pelo bem-estar de seus entes queridos. E isso se dissemina na própria dinâmica da empresa, o perfil “girl power” manifestado de várias formas, na condução organizacional.

Definitivamente, aqui a maternidade se expressa muito além dos padrões tradicionais. Com a experiência adquirida ao longo dos anos, chegamos à conclusão de que não há um manual para criar filhos e ser bem-sucedida no mercado de trabalho, simultaneamente. Mas, de uma coisa estamos certas: criar um ambiente profissional onde as pessoas sejam estimuladas a serem elas mesmas, autênticas e plenas é sempre o melhor caminho. É um exercício diário de empatia e sororidade.

Estimular as mães-profissionais que conosco trabalham a organizarem suas vidas de forma a administrarem bem a carreira, sem abdicar da atenção aos seus filhos, é tarefa desafiadora. Mas, podemos nos orgulhar de que temos a oportunidade de presenciar mulheres que, com muita responsabilidade, participam ativamente da educação dos filhos e exercem suas funções com muita competência e bons resultados. E fazem com paixão. Para nós, essa é a verdadeira tradução do empoderamento de mulheres que tanto prezamos difundir no ambiente de trabalho no dia de hoje: aqui maternidade e realização profissional andam juntas.

A ideia deste texto surgiu de uma conversa que tivemos hoje no café da manhã em homenagem às mães, onde a gente pôde trocar sobre as maravilhas e as angústias de sermos mães e apaixonadas pela vida corporativa.

Feliz dia das Mães!

Pin It on Pinterest

Share This